Você sabia que mais do que simplesmente relaxar, aliviar dores musculares ou obter resultados estéticos, a massagem pode efetivamente contribuir para a elevação da sua imunidade?

É isso o que comprovou um estudo de 2010 feito por pesquisadores do departamento de psiquiatria e neurociências do Centro Médico Cedars-Sinai de Los Angeles (EUA), conduzido pelo médico Mark Rapaport.

Embora o estudo não seja assim tão recente, ele ganha relevância nesses tempos de Pandemia, em que tudo que podemos fazer até a chegada da vacina é nos isolarmos socialmente e cuidarmos da nossa imunidade.

O que comprovou o Estudo do Cedars-Sinai

O estudo envolveu 53 adultos saudáveis (29 mulheres e 24 homens) entre 18 e 45 anos, que foram divididos em dois grupos.

Um deles recebeu uma sessão intensa de massagem sueca (semelhante à nossa massagem clássica) por 45 minutos. E outro (um grupo de controle) recebeu apenas toques leves pelo mesmo período.

Todos os participantes receberam cateteres intravenosos para coletar amostras de sangue antes e depois do término das sessões, em intervalos de 1, 5, 10, 15, 30 e 60 minutos.

E surpreendentemente, o estudo comprovou que uma única sessão de massagem gerou alterações biológicas relevantes nos participantes.

O grupo que recebeu a massagem sueca teve mudanças significativas nos níveis de leucócitos (glóbulos brancos) e redução dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse).

Os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico e são responsáveis pelo reconhecimento de invasores nocivos e na criação de anticorpos que protegem o corpo contra a exposição futura de bactérias e vírus.

E mesmo o grupo de controle (similar ao de pessoas que recebem placebo nos testes de medicamentos), que recebeu apenas toques leves, teve uma melhora nos níveis de oxitocina, hormônio associado às sensações de calma e bem-estar.

Conclusão sobre Massagem e Imunidade

Já era de conhecimento público a contribuição da massagem na manutenção da saúde e prevenção de doenças, em função da estimulação da circulação sanguínea e dos processos metabólicos de uma forma geral.

E na Imunidade por senso comum, afinal a imunidade é afetada pelas variações dos estados mentais (stress, ansiedade, depressão, etc) que também se amenizam com o relaxamento e sensação de bem-estar propiciados pelas sessões de massagem.

Mas com esse estudo, ficou cientificamente comprovada a relação direta entre massagem e estimulação da imunidade.

Então, se você não tiver nenhuma restrição prévia à adoção de massagens (como gestação, remissão de câncer, osteoporose, hipertensão descontrolada, processos inflamatórios agudos, etc), inclua esses procedimentos nos seus cuidados com a manutenção da saúde. Ao lado de alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares.

Feita por profissionais experientes e capacitados, a massagem só traz benefícios, tanto físicos quanto emocionais.

Agende seu horário em uma de nossas unidades: Aclimação ou Neo Química Arena.

O Ensō tem um amplo cardápio de massagens à sua disposição: Clássica, Shiatsu, Bambuterapia, Ayurvédica, Pedras Quentes, Velas, Reflexologia e Quick Massage.

Isso, além das versões estéticas como a Modeladora e a Drenagem Linfática.

Invista na sua saúde, de uma forma relaxante e prazerosa.

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: