Acupuntura Terapêutica

Principal Modalidade Terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa

Indicada para o Tratamento Complementar de Diversas Enfermidades Físicas e Emocionais

Especialmente indicada para o tratamento de dores crônicas ou agudas

 

 

 

Aqui no Ensō já falamos sobre a aplicação Estética da Acupuntura.

Mas em tempos de Pandemia, onde a preservação da Saúde tanto física quanto mental e emocional são duramente postos à prova, precisamos falar sobre a aplicação clássica da Acupuntura Terapêutica, também chamada de Acupuntura Sistêmica.

Origem da Acupuntura

 

A Acupuntura é uma prática milenar, um dos principais protocolos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Algumas descobertas arqueológicas sugerem que a técnica já era utilizada há mais de 5 mil anos, embora existam controvérsias sobre sua origem.

Mas os fundamentos da MTC foram compilados há mais de 3 mil anos na China.

Basicamente, a MTC considera que as doenças tem origem nos desequilíbrios das funções do corpo provocados por fatores externos como o clima, fatores nutricionais, emocionais e até pelo próprio envelhecimento (desgate natural).

Segundo a MTC o corpo humano é permeado por uma rede interna chamada de Meridianos, que interligam os diversos órgãos e tecidos.

Por meio destes Meridianos deve circular livremente a energia vital chamada de “Chi”.

Quando há um desequilíbrio na fluidez do Chi, ocorrem as doenças.

As microagulhas utilizadas na Acupuntura desempenham então a função de estimular pontos específicos, com o objetivo de restaurar o fluxo de energias e recuperar a saúde.

Aplicações da Acupuntura em Doenças

 

Hoje a Acupuntura já possui protocolos de aplicação para um vasto número de enfermidades ou condições específicas.

São citados ao menos 147 doenças, sintomas ou queixas em que a Acupuntura produziria resultados terapêuticos relevantes.

E isso inclui enfermidades graves como o Câncer, Doenças Cardíacas, Pulmonares, afecções do sistema nervoso (inclusive sequelas de AVC), afecções dos sistemas digestivo, circulatório, endócrino (diabetes inclusive), afecções de pele, etc.

Como também afecções físicas como dores localizadas, distensões musculares, artrites, gota, ciática, fibromialgia, dores de cabeça entre outras.

Possui ainda indicação para afecções femininas (problemas hormonais e de fertilidade) e masculinas (impotência sexual), além de pós-operatório (recuperação e convalescência) e aplicação infantil e veterinária.

A Acupuntura hoje já possui o reconhecimento da OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma das “Medicinas Tradicionais”, pelo Conselho Federal de Medicina, onde é classificado como “Especialidade Médica” e pelo SUS onde é classificado como “Prática Integrativa”.  

Aplicação da Acupuntura para Doenças Psicossomáticas

 

Além da utilização clássica no tratamento de afecções físicas, a Acupuntura também tem ampla aplicação para o tratamento de afecções de fundo psíquico ou psicossomático.

É indicada, por exemplo, para o tratamento complementar de Depressão, Ansiedade, Insônia, entre outros.

Bem como para o tratamento de dependências químicas (uso abusivo de álcool ou drogas).

Aliás, a MTC considera que todos os desequilíbrios se originam no nível emocional, passando na sequência para a musculatura, os vasos, até atingir os órgãos e vísceras.

Daí a importância do reequilíbrio emocional para a recuperação da saúde integral.

O Procedimento

 

A sessões de acupuntura duram em média 1 hora.

Na primeira sessão, além de exames clínicos baseados na MTC como avaliação do pulso (palpação), análise da língua e avaliação corporal geral (cor, vitalidade, postura, avaliação dos cinco sentidos, etc), é conduzido também um questionamento dirigido (Anamnese) para avaliar a saúde geral e as principais queixas dos pacientes.

Com bases nestas informações o Profissional avalia quais pontos serão ativados com as agulhas no corpo do paciente e quais os procedimentos ideais para promover o reequilíbrio de sua saúde (ou prevenção de doenças).

Aqui no Ensō dependendo dos sintomas detectados, o Profissional pode indicar a utilização de outras técnicas correlatas como a Moxabustão (aplicação de calor), a Ventosaterapia (sucção da pele), a Auriculoterapia ou a Acupuntura Trigramática.

Sobretudo nas queixas de fundo emocional, pode-se ainda indicar a adição de outras terapias alternativas como as Barras de Access ou o Reiki.

A avaliação clínica somada à Anamnese irão indicar o número de sessões ideais para cada cliente. Mas recomendam-se um mínimo de 6 sessões para que os primeiros resultados sejam sentidos.

Sessão de Acupuntura

Sessão de Acupuntura

Moxabustão

Moxabustão

Auriculoterapia

Auriculoterapia

Cuidados Especiais de Biossegurança

 

Normalmente, já são utilizadas finíssimas agulhas descartáveis na realização de cada procedimento.

Mas além deste procedimento padrão, os profissionais do Ensō adotaram todos os protocolos de Biosegurança indicados para os Salões de Beleza em tempos de Pandemia.

Isso inclui paramentação completa dos profissionais (uso de luvas, máscaras, face shield, descartáveis em geral, etc).

Higienização com álcool 70 de todos os pontos de contato com os clientes.

Ambientes com ventilação natural sempre que possível.

Atendimento individualizado e maior espaçamento entre clientes para redobrar os cuidados com a higienização geral.

Profissionais Paramentados

Profissionais Paramentados

Ambientes Ventilados

Higienização de Maca

Higienização de Macas

Contraindicações da Acupuntura

 

A Acupuntura a princípio é indicada para todas as pessoas e idades.

Mas como toda terapia de saúde, ainda que complementar, pode ter algumas restrições em casos de gravidez, tumores malígnos agressivos ou pacientes com problemas de coagulação.

E mesmo nestes casos a Acupuntura pode trazer benefícios, desde que o paciente seja liberado pelo seu médico para receber as sessões de Acupuntura.

Agora é sempre importante ressaltar que a Acupuntura é uma terapia complementar aos tratamentos e medicamentos da Medicina tradicional (Alopática).

Não se recomenda a sua utilização exclusiva como terapia de saúde, nem que sejam abandonados as demais terapias e medicamentos indicadas pelos médicos, ainda que sejam percebidos resultados relevantes de sua utilização.

A Acupuntura está à disposição dos clientes nas duas unidades do Studio Ensō: Aclimação e Neo Química Arena.

Agende o seu horário com um de nossos Profissionais.

E desfrute dos benefícios de milênios de sabedoria oriental.

Silvia Takara

Silvia Takara

Unidade Aclimação

Ryu

Ademar Savaki (Ryu)

Unidade Neo Química Arena

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp