Alongamento de Cabelos

Extensão para Aumentar o Comprimento e/ou Volume dos Fios

Técnicas de Alongamento: Queratina, Ponto Americano e Fita Adesiva

 

O Alongamento de Cabelos, ou Megahair, é um procedimento estético utilizado para gerar extensão do comprimento e/ou aumento do volume dos fios de cabelo.

Para realizar o procedimento, são utilizadas diferentes técnicas com o objetivo de “unir” os fios naturais da cliente com outros fios de procedência humana (não sintéticos).

É um procedimento complexo, que envolve muita técnica e experiência, mas capaz de gerar um resultado de transformação.

Até porque os Alongamentos podem ser aplicados a partir de 6 cm de cabelo. Ou seja, inclusive os homens podem recorrer aos alongamentos, desde que seus fios naturais estejam saudáveis.

 

Cabelos 100% Humanos

 

Para que o resultado do Alongamento de Cabelos fique natural, são utilizados cabelos humanos de diferentes procedências.

Isso porque, embora não seja uma estrutura viva, o cabelo 100% humano preserva suas características originais, podendo ser lavado, estilizado e até processado quimicamente, se for o caso.

O cabelo brasileiro é de boa qualidade, mas dependendo do tipo, textura e cor naturais do cabelo da cliente, outras procedências como o cabelo russo (para loiros lisos, por exemplo) ou indiano (fios mais grossos e ondulados) serão os mais indicados.

Até porque, quanto menos processado para se “fundir” ao cabelo da cliente, melhor será o resultado final de naturalidade. O ideal então é que seja adquirido por um profissional, capaz de analisar o fio natural da cliente e encontrar um cabelo perfeitamente compatível.

Os cabelos 100% humanos podem ser adquiridos em comprimentos bem longos. Em média, são disponibilizados em mechas de 50 a 60 cm de comprimento e em várias volumetrias (gramaturas).

Técnicas de Alongamento

 

Existem diferentes técnicas de Alongamento de Cabelos, mas vamos nos ater às técnicas mais indicadas pelo Hair Stylist Yuri Tedesco, nosso profissional expert na aplicação do Alongamento e também responsável pela compra das mechas.

A análise da cor, textura, volume, saúde dos fios originais e rotina de cuidados é a informação necessária para que o profissional possa selecionar a técnica ou o mix de técnicas mais indicadas para melhor corresponder às expectativas da cliente, sempre que possível.

Veja abaixo algumas das técnicas utilizadas pelo Yuri Tedesco.

 

Alongamento de Queratina

 

Uma das mais tradicionais, mas ainda bastante utilizada, consiste na aplicação das mechas utilizando uma cola a base de queratina colada com uso de calor.

Os pontos de queratina ficam visualmente imperceptíveis , já que não fazem volume e ficam escondidos sob camadas superiores dos fios.

Indicada para extensão do comprimento dos fios.

É uma técnica que pode ser utilizada para todo tipo de cabelo, inclusive em penteados presos.

Ela permite também o uso de equipamentos de calor como secador, chapinha e bayliss, desde que não seja utilizado próximo à raiz dos fios (onde ficam os pontos de queratina).

O procedimento de aplicação do Alongamento de Queratina leva cerca de 3 horas, dependendo da quantidade de mechas a serem aplicadas.

 

Alongamento de Queratina - Aplicação
Alongamento de Queratina - Resultado
Alongamento de Queratina - Resultado Frontal

Alongamento com Microcápsulas de Queratina

 

Trata-se de uma variação da técnica anterior, utilizando pontos menores de fusão das mechas, o que a torna mais discreta ainda e mais indicada para quem tem cabelos finos ou tem o objetivo de aumentar o volume capilar.

As demais características são semelhantes às citadas no Alongamento de Queratina.

Microcápsula de Queratina - Antes
Microcápsula - Aplicação
Microcápsula de Queratina - Resultado

Alongamento com Ponto Americano

 

No Alongamento com Ponto Americano a extensão é feita com telas de cabelo de diferentes tamanhos que são costuradas, ao invés de coladas como na queratina, em pontos do cabelo preparados previamente para servirem de bases para a costura.

Esse tipo de alongamento é um boa opção para quem necessita de volume também, além da extensão, porque é possível aplicar várias telas em diversas alturas e pontos, que aumentarão sensivelmente o volume dos fios.

E por não utilizar cola, não necessita de nenhuma atenção especial com o uso de fontes de calor, inclusive próximas à raiz.

Por outro lado, não é a técnica mais indicada para quem costuma prender muito o cabelo, sobretudo em rabos de cavalo altos.

O procedimento de aplicação do Alongamento com Ponto Americano leva aproximadamente 1h30, dependendo da quantidade de telas a serem costuradas.

 

Ponto Americano - Aplicação
Ponto Americano - Resultado

Alongamento com Fita Adesiva

 

Nessa técnica, utilizam-se mechas aplicadas com o uso de uma fita adesiva especial (um tape), que formam uma espécie de “dupla face” sobre a mecha da cliente.

O Alongamento com Fita Adesiva é um dos mais suaves por exercer menor tração de cada mecha.

Além disso, fica visual e tatilmente imperceptível.

E como podem ser aplicadas vários tapes em pontos diferentes é possível inclusive dar um efeito mechado no cabelo, caso as mechas sejam de tons diferentes.

Por outro lado, essa técnica é mais sensível ainda ao contato com fontes de calor, que podem derreter o adesivo.

O procedimento de aplicação do Alongamento com Fita Adesiva é o mais rápido, levando cerca de 40 minutos, dependendo da quantidade de tapes aplicados.

Alongamento com Fita Adesiva

Cuidados Diários com os Alongamentos

 

Os cuidados podem variar um pouco em função da técnica de alongamento que será utilizada, mas de uma forma geral, devem-se observar os seguintes cuidados.

  • Lavar os cabelo pela manhã para que a raiz fique bem seca. Ou seja, não deve-se dormir com os cabelos e o couro cabeludo úmidos.
  • Não deve-se utilizar condicionador ou máscaras na raiz, somente no comprimento e pontas. Por outro lado, as extensões aceitam bem qualquer linha de tratamento que a cliente já utilize.
  • Para desembaraçar os fios, utilize uma escova própria para Megahair, que geralmente tem cerdas mais finas e com proteção nas pontas.
  • Pode-se usar secador ou outros instrumentos de calor, mas sempre apenas no comprimento e pontas.
  • Não há nenhuma restrição com relação a banhos de mar ou piscina. Mas utilize chapéu, caso se exponha ao sol.
  • Também não há restrição para retoque de raiz, mechas  ou luzes no topo do cabelo ou na parte frontal.

 

Duração e Manutenção dos Alongamentos

 

Os Alongamentos costumam durar em média 2 a 3 meses, dependendo do ritmo de crescimento e dos cuidados diários. Mas recomendam-se manutenções regulares a cada 2 meses para retirada e recolocação das extensões.

Na manutenção os alongamentos são retirados usando fontes de calor, no caso da queratina ou adesivo, ou descosturados no caso do ponto americano.

Daí são higienizados e refeitos, para recuperar a integridade. Nesse processo as extensões (com exceção da tela) perdem 1 cm a cada manutenção.

O processo todo costuma levar até 3 dias para ser recolocado mas, dependendo das condições, esse prazo pode ser abreviado.

Para as clientes que não abrem mão do alongamento, a recomendação é que tenham um segundo conjunto de extensões pronto para que possa ser imediatamente recolocado, enquanto o usado fica para manutenção no salão.

No dia a dia, caso você perceba que alguma mecha de extensão caiu, guarde-a para que ela possa ser reaproveitada na manutenção.

 

E então, pronta para ter o cabelo dos seus sonhos?

 

Para saber qual a técnica (ou mistura de técnicas) mais indicada para o seu caso, agende uma avaliação.

Marque seu horário com o Yuri Tedesco, nosso Expert em Alongamento de Cabelos na Unidade Aclimação.

Você certamente se surpreenderá com os resultados!

Yuri Tedesco

Yuri Tedesco

Unidade Aclimação