Liberação Miofascial

Liberação Miofascial

 

  • Técnica de massagem que promove um relaxamento muscular profundo
  • Indicada para Atletas e praticantes de Atividade Física Regular
  • Previne lesões, alivia dores e contribui para a Mobilidade Articular

 

A Liberação Miofascial é uma técnica de massagem utilizada para promover o relaxamento muscular profundo de pontos de gatilho (stress muscular) que podem ocorrer em diversas partes do corpo.

A técnica possui esse nome porque envolve a liberação da fáscia, uma espécie de membrana (uma rede de tecido fibroso) que reveste todas as estruturas corporais (músculos e órgãos).

A fáscia é uma estrutura flexível que permite que os músculos se movam. Quando há a contração muscular em algum ponto, além da dor, há também uma restrição de movimentos.

Indicação para Atletas

Até por envolver manobras mais intensas e inicialmente dolorosas (porque precisam dissolver os pontos de contração muscular), essa é uma técnica especialmente indicada para atletas ou praticantes de atividades físicas regulares.

Claro que nada impede que qualquer pessoa possa recorrer ao método, porque as dores podem também ser decorrentes de má postura, estresse, etc, desde que não se enquadre em perfis containdicados (vide abaixo).

A técnica é indicada para aplicação tanto no pré-treino quanto no pós-treino.

No pré-treino, ela contribui para a fluidez da performance, uma vez que estimula a mobilidade articular, diminuindo as tensões e a sobrecarga no músculo articular.

Já após o treino, a Liberação promove o relaxamento profundo e a recuperação da musculatura, aliviando dores e prevenindo o aparecimento ou agravamento de lesões.

O procedimento

As sessões de Liberação Miofascial duram aproximadamente 60 minutos.

O terapeuta faz uma verificação dos pontos de gatilho, já que um ponto pode irradiar dores em outra parte do corpo (a fáscia é um tecido contínuo).

Os pontos mais comuns são dores nos ombros, costas, quadris, pernas.

Na massagem, dependendo da região a ser tratada, o terapeuta pode utilizar somente as mãos ou então outros equipamentos (Liberação Miofascial Instrumental) como rolos, espátulas ou bolas para ajudar a dissolver as áreas contraídas.

O movimento mais utilizado é o de pressão intensa e lenta, com deslizamento em direções específicas para liberação. Mas também são utilizadas outras manobras como fricção, alongamento, percussão, vibração, etc.

Liberação Miofascial

Resultados da Liberação Miofascial

Ao adotar a utilização regular de sessões de Liberação Miofascial, vários benefícios podem ser sentidos. Entre os principais.

  • Redução de dores
  • Redução ou prevenção de lesões
  • Melhora da mobilidade articular
  • Aumento da amplitude de movimentos
  • Aumento da flexibildiade
  • Melhora da função muscular

Indicação de Sessões e Técnicas Cruzadas

Não há um protocolo pré-definido de sessões, já que a indicação e manutenção é caso a caso, avaliando a condição do cliente.

Mas, para Atletas, recomendam-se sessões semanais e para praticantes de atividades físicas, sessões quinzenais.

Também de acordo com a avaliação do terapeuta, podem ser indicadas outras terapias cruzadas, como, por exemplo, a utilização das Ventosas em pontos específicos ou até para intensificar as manobras de deslizamento.

Outra possibilidade é a recomendação cruzada de sessões de Quiropraxia, que também tem indicação para o resgate da mobilidade articular. A diferença é que a Quiropraxia atua mais no sistema esquelético do que muscular, mas pode potencializar resultados, se for o caso.

Contraindicações

Embora não seja um procedimento invasivo, por atuar em camadas mais profundas, a Liberação Miofascial não é indicada para pessoas diabéticas, com reumatismo, com alguma doença autoimune ou que estejam passando por algum processo infeccioso. Gestantes apenas com liberação médica.

Agende sua Liberação Miofascial

Então, pronto para usufruir dos benefícios da Liberação Miofascial?

Afinal, ao liberar a tensão muscular, a técnica não apenas alivia a dor, como também melhora a mobilidade e promove uma sensação geral de leveza e vitalidade

A Liberação Miofascial está disponível na Unidade Aclimação.