Você sabia que Massagem e Shiatsu para Atletas são grandes aliados na recuperação muscular?

A recuperação pós treino é uma rotina para os atletas de alta performance, sobretudo após um treino mais pesado ou uma competição. Situações em que o corpo é exigido ao limite (e às vezes até além dos limites).

Mas mesmo os praticantes de atividades físicas regulares e até os de final de semana, também enfrentam ocasionalmente situações de dor, ocasionadas por uma partida mais competitiva (mais intensa ou longa), uma torção, uma queda ou contusão, por exemplo.

Desde que sejam afastadas as hipóteses de lesões mais graves, que demandam atendimento médico especializado, a Massagem Clássica e o Shiatsu são excelentes opções para acelerar o processo da recuperação pós treino.

O ideal é que sejam realizadas logo após a ocorrência da dor, para serem mais efetivas e entregarem resultados mais rápidos. E, dependendo da intensidade da lesão, podem ser necessários mais sessões para potencializar os resultados.

Shiatsu na Recuperação Pós Treino

Shiatsu Massagem com o Cotovelo
Massagem Shiatsu

O Shiatsu é uma técnica de massagem oriental, baseada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que leva em consideração os mesmos Meridianos da Acupuntura.

Envolve movimentos de pressão sobre a musculatura afetada e alongamentos, visando “soltar” o ponto de dor.

Ela gera uma sensação de relaxamento imediato e apresenta uma recuperação mais rápida do grupo muscular, para retornar às atividades regulares.

Porém, pode não ser a terapia mais indicada para pessoas mais sensíveis à dor, porque envolve manobras mais intensas.

Massagem Clássica na Recuperação Pós Treino

A Massagem Clássica (ou Relaxante) também é voltada para a recuperação muscular após um treino mais pesado ou competição.

Ela utiliza movimentos de deslizamento e pressão sobre a região afetada, com o uso de óleos ou cremes.

Dessa forma, costuma ser mais tranquila e mais indicada para pessoas com mais sensibilidade à dor.

No entanto, a recuperação muscular é um pouco mais lenta, quando comparada à recuperação do Shiatsu.

Benefícios da Massagem Clássica e do Shiatsu na Recuperação Muscular

Tanto a Massagem Clássica quanto o Shiatsu geram vários benefícios na recuperação pós treino. Confira os principais abaixo.

  • Melhora da Circulação Sanguínea local (que contribui para a analgesia da dor), transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos exigidos
  • Ajuda a soltar músculos constantemente contraídos em função dos movimentos repetidos nos esportes, contribuindo na prevenção de Contraturas Musculares
  • Reduz edemas (inchaços), processos inflamatórios e espasmos musculares
  • Ajuda a eliminar toxinas e resíduos metabólicos
  • Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central
  • Diminui o tempo de recuperação entre os treinos
  • Ajuda a prevenir lesões

Além disso, contribui para a melhora geral do desempenho esportivo, permitindo que o Atleta se recupere mais rapidamente e possa retomar o treino com mais consciência corporal.

Dessa forma, permite corrigir movimentos ou fortalecer músculos ou estruturas corporais para melhorar a performance com menor impacto.

Conclusão da Massagem e Shiatsu para Atletas

Você já descobriu que tanto a Massagem Clássica quanto o Shiatsu são excelentes aliados na agilização da recuperação pós treino.

Não se esqueça também de outros cuidados como o descanso intervalado de grupos musculares e sono regular, evolução gradativa de cargas ou intensidade, alongamento diário, treino de força localizado, hidratação adequada e dieta equilibrada.

Com esses cuidados recorrente e com a adoção pontual das Massagens, você certamente conseguirá manter o seu treino regular e até evoluir a sua performance com o menor desgate possível.

Agende sua Massagem Clássica ou a sua sessão de Shiatsu no Ensō e faça parte do time “No Pain Yes Gain!”