Mechas

Técnicas de Aplicação

Mechas Eriçadas

Ombré e Sombré Hair

Morena Iluminada

Balayage

Se você gostaria de ter um efeito iluminado no cabelo, porém sem tingir os fios completamente como na Coloração, deve optar pelas Mechas.

As Mechas são mais democráticas, porque podem ser adotadas por todos os tons de base de cabelos, inclusive os castanhos e pretos.

Além disso, oferecem um resultado final mais natural, porque simulam o efeito da luz do sol nos cabelos naturalmente mechados.

Há ainda duas vantagens adicionais de mesclar o tom monocromático dos fios.

A primeira é criar um efeito ótico de profundidade que gera impressão de maior volume. Sim vai parecer que você tem mais cabelos!

E a outra vantagem é ter um efeito rejuvenescedor, porque cria movimento, destaca o rosto e deixa o visual mais leve.

Técnicas de Aplicação das Mechas

Existem várias técnicas de aplicação das mechas, algumas inclusive sazonais, que refletem o modismo da época (caso das Californianas, por exemplo).

Vamos nos ater às preferidas pelos profissionais e clientes aqui do Studio Ensō, que são atemporais e se adaptam perfeitamente a diferentes tons de cabelo.

É muito comum também utilizar um mix de técnicas de aplicação para chegar ao resultado final desejado pela cliente.

Por isso é fundamental que o profissional converse com a cliente sobre suas expectativas. Aliás uma referência visual (uma foto) é sempre bem vinda.

O profissional também fará a análise prévia do tom, textura e da saúde dos fios para definir a metodologia perfeita para chegar ao visual pretendido com toda a segurança.

Mechas Eriçadas ou Desfiadas

É uma técnica de aplicação em que cada mecha é desfiada com um pente fino antes de aplicar o produto descolorante.

Isso gera um resultado final mais natural, porque evita que as mechas fiquem marcadas (definidas). Elas ficam difusas ao longo do comprimento.

Esse efeito fica mais evidente ainda quando as mechas são desfiadas na diagonal.

  

Contouring (Contorno)

O Contorno é uma técnica de aplicação que consiste em clarear pontualmente as mechas da parte frontal da cabeça formando um contorno (uma espécie de moldura) para a face da cliente.

O Contorno “joga luz”, ou seja, destaca a face.

Para a aplicação dessa técnica os cabelos devem ter altura média ou longa, sem franja curta, para viabilizar o efeito.

Essa técnica pode ser combinada a outras técnicas de aplicação como o Ombré, o Sombré, Slices, etc.

Ombré e Sombré Hair

O Ombré Hair é uma das técnicas de mechas mais utilizadas, porque resulta num clareamento mais natural e que permite manutenções mais espaçadas, já que mantém a raiz no tom original ou esfumada.

Ela consiste em ir clareando as mechas gradualmente, começando mais escuro próximo à raiz até chegar no tom mais claro nas pontas, mas sem demarcação sensível de altura dos tons.

O Sombré Hair segue a mesma metodologia de aplicação do Ombré. A diferença fundamental está na intensidade.

No Ombré, o cabelo é clareado em até 4 tons. Já no Sombré clareiam-se apenas 1 ou dois tons a partir do tom de base da cliente.

Para garantir um aspecto mais natural ainda, deve-se escolher as nuances de clareamento a partir do tom original dos fios.

Para cabelos claros, os tons ideais são os frios como champagne, os beges e os acizentados (chegando ao platinado).

Já para os cabelos de fundo escuro, o ideal são os tons quentes como o mel, chocolate e canela.

A técnica do Sombré Hair é a mais utilizada para fazer o famoso Morena Iluminada.

Veja também um exemplo de mechas Sombré em tons quentes, em cabelo de fundo castanho escuro.

Morena Iluminada

Slices (Fatias)

O Slices é uma técnica em que clareia-se com bastante intensidade as mechas, uma vez que a descoloração é aplicada numa mecha bem larga.

Só que apesar de larga a mecha é fina (na espessura).

A vantagem desse método é que ela simula o efeito da Coloração Global, mas através do recurso de mechas, porque o clareamento embora não seja total, fica bem visível.

Balayage

A Balayage é um tipo de mecha que é classificada como “Free Hand” (à mãos livres).

Isso porque, ao contrário das demais descritas anteriormente, ela não utiliza papel alumínio na aplicação.

O papel alumínio serve para agilizar e potencializar o clareamento, porque otimiza o calor aplicado na mecha.

Já nas técnicas Free Hand a aplicação do produto clareador fica visível e portanto mais “controlável” pelo profissional.

O resultado costuma ficar mais natural, porque a oxidação é mais lenta e dá para criar um efeito de degradê, aplicando mais ou menos descolorante e esfumando os fios com o pincel ou os dedos.

Veja abaixo udo dois belos trabalhos de transformação.

Mechas - Médio
Mechas - Longo

Cuidados Antes, Durante e Após o Procedimento

Visando preservar a saúde e integridade dos fios alguns cuidados devem ser observados e analisados por um profissional.

Antes do procedimento é importante avaliar se o cabelo já passou por outros procedimentos químicos como progressivas e alisamentos, qual o tempo decorrido desde o procedimento e qual o estado atual dos fios.

Dependendo da condição do fio, ele requererá tratamento prévio para recuperação de danos, antes de expô-los a um novo procedimento químico.

A condição prévia também determinará qual o nível de clareamento poderá ser atingido com segurança.

Durante o procedimento recomenda-se o uso de protetores de química que “blindam” os fios para evitar sensibilizar as camadas mais profundas.

E logo após o procedimento, a aplicação de produtos reconstrutores que farão a reposição de massa (as estruturas proteicas) que possam eventualmente ser sensibilizadas pela descoloração.

Na última, mas não menos importante etapa, o profissional irá especificar qual a linha de produtos ideal para a manutenção da cor e efeitos de salão em casa.

Além de determinar um ciclo ideal para hidratações e retoques das mechas em salão.

Seguindo esses passos, só restará a você desfilar por aí e colher os elogios de um cabelo lindo, brilhante (sinal de saúde) e sedoso (hidratado)!

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp