Método 4Ps do Ikigai Beauty

Confira nosso Protocolo de Atendimento

Aqui no Ikigai Beauty prezamos o atendimento realmente focado nas necessidades, características e desejos de cada cliente.

E isso não é apenas uma promessa de propaganda.

No Ikigai Beauty, desenvolvemos e aplicamos um protocolo exclusivo de atendimento. E todos os nossos profissionais são capacitados para atuar nesse protocolo.

Trata-se do Método 4Ps do Ikigai Beauty:

  1. Pesquisa Exploratória
  2. Prognóstico
  3. Processo em Ação
  4. Permanência de Resultados

Esse método, seguido nessa sequência, ao menos na primeira visita de um novo cliente, padroniza e diferencia o nosso Atendimento.

Conheça cada um desses passos e entenda qual a importância e os benefícios que geram aos próprios clientes.

Passo 1: Pesquisa Exploratória

Tudo começa com uma conversa entre o profissional e o cliente.

Vamos primeiro ouvir cuidadosamente o que o cliente está pensando em fazer.

Simultaneamente, o profissional já começa a analisar as características atuais do cabelo do cliente: cor, textura, integridade do fio, existência ou não de danos aparentes, etc.

Começa então a fase da “entrevista”.

O profissional precisa entender porque o cliente deseja a mudança, do que ele gosta e do que não gosta.

É muito comum (e normal, afinal os clientes não são especialistas no assunto) que o cliente esteja equivocado em suas aspirações.

Veja um exemplo:

Uma cliente com cabelo longo e ondulado desejava cortar radicalmente os fios na altura do ombro com o intuito de tirar o volume.

Se nós apenas tivéssemos realizado o corte sem entender o motivo, teríamos apenas intensificado o problema, porque o cabelo sem o peso do comprimento, armaria ainda mais.

Existem muitas outras alternativas para contornar o problema do volume e muitas delas inclusive preservariam o comprimento do fio.

Precisamos ainda entender e levar em consideração os hábitos, a rotina de cuidados e até a profissão do cliente, para poder oferecer a solução sob medida.

Precisamos saber, por exemplo, se a cliente costuma prender ou não os cabelos, qual a frequência de lavagens, se utiliza alguma linha de tratamento, como finaliza o penteado entre outros aspectos práticos.

E a profissão ou atividade é importante para harmonizarmos o visual. Afinal uma advogada pede um visual mais tradicional que inspire respeito e credibilidade. Já uma publicitária pode ter um visual arrojado talvez até exótico, em consonância com a moda e as tendências.

Passo 2: Prognóstico

Após a conclusão do Passo 1, em que já foi feita a análise visual das características do cabelo e entendido corretamente os anseios do cliente é a hora de realizar uma análise técnica capilar da estrutura do fio e da saúde do couro cabeludo.

Utilizamos um aparelho chamado Videodermatoscópio que possui uma câmera de alta resolução, capaz de aumentar em até 250 vezes o tamanho do fio.

Com ele é possível fazer a análise das afecções do couro cabeludo, ver se há, por exemplo, excesso de oleosidade, dermatite seborreica (caspa) ou rarefação de fios (diminuição da densidade capilar).

É possível também analisar a estrutura do fio: se está danificado, quebrado, se apresenta pontas duplas, etc.

Caso seja demandado algum tratamento específico, é possível também acompanhar a evolução dos resultados ao longo do tempo, confirmando a linha de tratamento ou até revendo se necessário.

Passo 3: Processo em Ação

Só nesse momento iniciamos o procedimento mais indicado ao cliente, que tiver sido corretamente interpretado (Passo 1) e analisado (Passo 2).

Isso pode ser um corte, tratamento com equipamentos (Ozônio, Micromist, etc) ou produtos de alta eficiência de linhas profissionais (Keune, Joico, Itely, etc) ou mesmo ainda uma química (coloração, reflexos, relaxamento, etc).

O procedimento é executado de forma primorosa e atenciosa. Aqui no Ikigai Beauty nossos profissionais não são induzidos a acelerar processos para aumentar a produtividade.

Ao contrário, são cobrados pela qualidade na execução dos serviços.

Passo 4: Permanência de Resultados

Agora chegamos finalmente à última, mas não menos importante etapa.

Afinal, de que adianta um visual belíssimo de salão que não resiste à primeira lavagem em casa?

No dia a dia, o cabelo passará por uma série de situações internas ou externas (sol, vento, umidade, secador, chapinha, etc) que podem comprometer os resultados obtidos em salão.

Mas, se o cliente for orientado a utilizar os produtos corretos para manutenção da saúde e qualidade dos fios em casa, além de receber dicas de como reproduzir o visual sozinho (dicas de acabamento), terá condições sim de estender em casa os resultados de salão.

O profissional ensinará o cliente a como utilizar os produtos de linha profissional indicados, além de como estilizar facilmente o seu visual no cotidiano com o uso de secador e/ou finalizadores.

Conclusão 4Ps

Viu como o Método 4Ps do Ikigai Beauty pode realmente entregar um nível de excelência em atendimento?

E, não para por aí. Seu atendimento ficará documentado aqui no salão. Então, em sua próxima visita, todo esse processo será encurtado e poderemos checar se você realmente conseguiu praticar todos os cuidados, qual foi o resultado e se são necessários revisões nas indicações.

No Ikigai Beauty você realmente será acompanhado. E nós realmente nos preocupamos com o seu bem-estar e satisfação. Faz parte do nosso próprio Ikigai (nosso propósito e razão de ser).

Agende o seu horário. E comprove!