Micropigmentação Capilar

Procedimento não cirúrgico da calvície masculina ou feminina

Efeito de densidade capilar

 

 

 

 

A Micropigmentação Capilar, também conhecida como Tricopigmentação, é a técnica de pigmentação semipermanente do couro cabeludo.

Ela é utilizada para dar a sensação de maior (densidade) cobertura capilar, disfarçando a calvície ou a falta de volume capilar, tanto masculina quanto feminina.

É indicada em casos de Alopécia Areata (episódio de queda repentina de cabelos) Unifocal ou Multifocal (em pontos específicos ou várias áreas), que é passível de reversão.

Ou de Alopécia Androgenética, que também atinge mulheres, mas é mais comum em homens, que é a perda permanente de cabelos, geneticamente determinada.

Também é uma boa alternativa para o disface de cictrizes provocadas por cirurgias (de implante capilar inclusive) ou acidentes.

Como a Tricopigmentação é um procedimento estético e não um tratamento, independe da coexistência de folículos capilares, surtindo efeito mesmo em casos de calvície total ou parcial.

 

O Procedimento

 

A Micropigmentação Capilar consiste em aplicar micropontos de pigmentação que são feitos nas áreas atingidas do couro cabeludo com o uso do dermógrafo, com agulhas extremamente finas e curtas.

Nos casos de calvície total, esses micropontos darão a impressão de cabeça raspada com máquina zero.

Já nos casos de pouca densidade capilar, em que ainda há fios, mas o couro começa a ficar visível, os micropontos dão a impressão de maior volume capilar.

O procedimento leva de 2 a 4 horas, dependendo das áreas a serem cobertas.

Com a mistura de pigmentos é possível atingir o mesmo tom dos cabelos pré-existentes (se houver), mesmo em fios mais claros.

O procedimento é feito com o uso de pomada anestésica tópica.

Micropigmentação Capilar Masculina

 

Clientes, que apresentam perda de densidade capilar por Alopécia Androgenética.

A Micropigmentação Capilar, feita no mesmo tom dos fios remanescentes, deu a impressão de cobertura (densidade capilar), disfarçando satisfatoriamente a perda capilar.

Obs.: fotos capturadas imediatamente após os procedimentos. Quando a cicatrização se completa, há um desgaste natural do tom que o clareia de 30% a 40% aproximadamente, recuperando a naturalidade.

Micropigmentação Capilar Masculina
Micropigmentação Capilar Masculina

Micropigmentação Capilar Feminina

 

Clientes que apresentam perda de densidade capilar, que fica mais aparente nas linhas de divisão do cabelo, ao prender ou movimentar as madeixas.

Com a Micropigmentação Capilar, utilizando pigmentos no mesmo tom dos fios originais, é possível compensar visualmente as perdas de densidade capilar.

Obs.: fotos capturadas imediatamente após o procedimento. Quando a cicatrização se completa, há um desgaste natural do tom que o clareia de 30% a 40% aproximadamente, recuperando a naturalidade.

Micropigmentação Capilar Feminina
Micropigmentação Capilar Feminina

Cuidados no Pós Procedimento

 

Após o procedimento, deve-se aguardar 48 horas para lavar a cabeça, utilizando shampoo neutro com suavidade (sem esfregar o couro cabeludo).

A área não deve ser exposta à exposição solar até a completa cicatrização, que leva cerca de 15 dias.

Deve-se aguardar também esse mesmo prazo, antes de submeter o couro cabeludo a outros procedimentos que envolvam químicas como descolorantes ou alisantes, por exemplo.

Recomenda-se também não utilizar bonés, pelo menos na primeira semana após o procedimento.

O Retoque e Duração da Micropigmentação Capilar

 

Como toda Micropigmentação, a Tricopigmentação também necessita de retoque, que deve ser realizado num prazo médio de 30 a 45 dias após a realização do primeiro procedimento, para garantia da fixação do pigmento no tom desejado.

A duração desta Micropigmentação após o primeiro retoque é de 1 ano e meia a 2 anos, dependendo do tipo de pele (mais oleosa ou seca), da frequência à exposição solar (que constitui um forte agente despigmentante), do volume de sudorese, entre outros.

Para a manutenção dos resultados originais, recomenda-se um retoque anual.

Fauzi, nosso Expert em Micropigmentação!

 

O profissional responsável por Micropigmentação de Sobrancelhas, Labial, de Delineado e Contorno dos Olhos e Micropigmentação Capilar no Ensō e por todos os trabalhos desta página é o Fauzi.

Fauzi é também instrutor de curso de formação de profissionais de Micropigmentação de Sobrancelhas no Ibrape Instituto.

Já foi instrutor de cursos livres em Micropigmentação, Microagulhamento e Jato de Plasma na Instituição Mais Que Sobrancelhas.

É técnico em Estética pelo Senac e possui também certificações de cursos livres no Ateliê das Sobrancelhas de Micropigmentação de Sobrancelhas, Lábios, Olhos, Microblading e Epilação Egípcia.

Pelo Instituto Mais Beleza, Especialização em Dermógrafo  e Microagulhamento.

Pela Medicatriz em Jato de Plasma, e pelo Instituto Gabi Antelmi em BB Glow.

Conheça mais do seu trabalho acessando @fauzi.estetica

 

Fauzi