Quiropraxia

Terapia para Resgate do Movimento Articular

Fundamental para a Saúde da Coluna Vertebral 

Influencia o Sistema Neuro-Músculo-Esquelético

 

 

 

O termo Quiropraxia vem do grego, formado por duas palavras: keir (χείρ) que significa “mãos” e praktos (πράκτος) que significa “feito com”.

A Quiropraxia busca aperfeiçoar as condições  de saúde, através de procedimentos, principalmente manuais, que irão remover interferências na relação entre o Sistema Nervoso e o restante do corpo.

É uma das áreas de saúde em nível de bacharelato (nível superior). Sua prática requer quatro anos de estudos que abrangem ciências biológicas, anatomia, neurologia, biomecânica, dentre outras.

É reconhecida pelo Ministério da Saúde com apoio da OMS como PIC (Prática Integrativa e Complementar), ao lado de outras terapias alternativas como a Acupuntura e o Reiki, por exemplo.

A Quiropraxia adota procedimentos prioritariamente manuais e se baseia na identificação das restrições de movimento da articulação vertebral, sua liberação e resgate da função.

É, portanto, fundamental para a saúde da coluna vertebral, cuja responsabilidade é a de proteger a medula e suas ramificações nervosas que garantem a comunicação “corpo-cérebro” e vice-versa por meio do Sistema Nervoso.

Toda e qualquer disfunção dos sistemas corpóreos pode estar correlacionada à má posição das articulações vertebrais, uma vez que os ramos nervosos passam entre elas fazendo com que todas as percepções físicas e fisiológicas sejam afetadas.

 

Indicações da Quiropraxia

 

A Quiropraxia é indicada para a manutenção de uma vida saudável, que abrange desde tratamento de causas geradoras de dores ao longo da coluna vertebral (pescoço, tronco, lombar, quadril), hérnia de disco, ciatalgia (dor no nervo isquiático na região lombar inferior), LER, dores nas articulações (ombro, cotovelos, joelhos, etc), torcicolos, dores e tensões musculares, entre outros.

É importante ressaltar que a manifestação da dor é um sintoma multifatorial. E na maioria das vezes, sua localização original não se correlaciona com a causa do problema.

O foco do Quiropraxista é identificar os sintomas, para então tratar a causa.

Qualquer pessoa pode se beneficiar da Quiropraxia, porém há algumas restrições, tais como: quadros de hipertensão descontrolada, desequilíbrios neurológicos, problemas linfáticos agudos, trombose,  câncer, identificadas na avaliação e apontadas ao paciente.

Adolescentes (entre 12 e 14 anos) podem se beneficiar pela identificação precoce de desvios (escoliose e/ou cifose) antes que se consolide. Pessoas com estes desvios são passíveis de resgate do movimento para o seu bem-estar e qualidade de vida.

O Procedimento

 

A primeira sessão de Quiropraxia dura aproximadamente 60 minutos. Isso porque nesta sessão, o Quiropraxista realiza uma avaliação minuciosa que envolve entrevista, exames clínicos, posturais e testes específicos.

Já as demais sessões poderão ser mais breves, levando em torno de 30 a 40 minutos.

Na entrevista serão avaliadas não só as queixas físicas indicadas pelo paciente, como também aspectos pessoais que influenciam na percepção dos sintomas.

Já no exame clínico, o Quiropraxista irá avaliar a postura geral, assimetrias, e fará testes específicos para gerar uma hipótese diagnóstica e o plano de tratamento correspondente.

Na manipulação articular, o seu reposicionamento pode ou não envolver o famoso “estalo” (cavitação vertebral).

Aliás o sucesso da manobra independe da ocorrência do estalo audível.

Também é importante ressaltar que o procedimento é seguro e a técnica pode ser aplicada de bebês, passando por gestantes e até a mais longeva idade.

Dependendo da fisiologia do paciente atendido, a percepção de alívio pode ser imediata ou após algumas horas, em que o corpo estará se adaptando à nova condição.

    Qruiropraxia - checagem de assimetrias
    Quiropraxia - Ajustamento com as Mãos

    Procedimento – Graduação de Intensidade

     

    Além do ajustamento manual, dependendo do caso ou da região do corpo atingida, pode-se utilizar um equipamento denominado Ativador.

    Com esse equipamento mecânico é possível graduar a intensidade do disparo, tornando-o muito mais localizado, extremamente rápido e com baixa força, sem comprometer a eficiência.

    O uso do Ativador não gera cavitação audível (estalo).

    Além do Ativador, o terapeuta pode utilizar outros equipamentos como o diapasão (cuja reverberação pode indicar a existência de uma fratura ou trinca).

    E o martelo de reflexos neurológicos, para avaliar a resposta do nervo a estímulos como uma informação complementar do diagnóstico.

     

    Uso do Ativador na Quiropraxia

    Ativador

    Uso de Diapasão na Quiropraxia

    Diapasão

    Uso do Martelo de Reflexos Neurológicos na Quiropraxia

    Martelo de Reflexos Neurológicos

    Resultados Já na Primeira Sessão

     

    O equilíbrio é fundamental para o movimento e a avaliação postural é uma das ferramentas que ajudam a identificar os locais passíveis de melhora.

    Mesmo na primeira sessão já é possível conferir resultados da Quiropraxia.

    Nas fotos abaixo, observe as linhas guias, em especial a vermelha que simula o eixo vertical para verificar o “Antes” e o “Depois” de um atendimento.

     

    Frontal - Antes

    Frontal – Antes

    Frontal - Depois

    Frontal – Depois

    Antes:

    Na imagem frontal, perceba o alinhamento dos pés, ombros e tórax em relação à cabeça.

    Tendo o eixo vertical em vermelho como referência, atente para o distanciamento entre as pernas.

    Perceba que a perna direita está mais afastada, gerando uma sobrecarga na esquerda.

    Depois:

    Afastamento mais simétrico entre as pernas, contribuindo para uma distribuição mais equilibrada da carga do peso do corpo.

    Costas - Antes

    Costas – Antes

    Costas - Depois

    Costas – Depois

    Antes

    Na vista posterior também é possível observar o distanciamento assimétrico entre as pernas.

    Depois

    Tendo como foco o quadril, as pernas, o tronco e a cabeça, houve uma melhora na distribuição do peso e alinhamento.

    Lateral Direita - Antes

    Lateral Direita – Antes

    Lateral Direita - Depois

    Lateral Direita – Depois

    Antes

    Nesta vista da lateral direita, na relação entre o quadril, pés e tornozelo nota-se um desalinhamento. E o braço está um pouco projetado para frente.

    Depois

    Quadril, pés e tornozelo ficaram mais alinhados e o braço menos projetado, indicando o resgate de uma condição mais equilibrada.

    Laateral Esquerda - Antes

    Lateral Esquerda – Antes

    Lateral Esquerda - Depois

    Lateral Esquerda – Depois

    Antes

    Através da linha guia vermelha, nota-se que o tornozelo, quadril e ombro não estão alinhados.

    Depois

    Agora observa-se o tornozelo, quadril e ombro melhor posicionados.

     

    Conclusão

    Essas demonstrações visuais permitem perceber um dos benefícios da Quiropraxia: o equilíbrio do alinhamento postural.

    Sessões Indicadas e Manutenção

     

    Não existe um protocolo único que determine o número de sessões indicadas.

    A avaliação cuidadosa de cada caso e o nível de complexidade é que determinará o número de sessões.

    Problemas  crônicos já consolidados, por exemplo, envolvem um número maior de sessões e manutenção. Já casos agudos ou pontuais podem envolver um número menor.

    De um modo geral, recomenda-se uma sequência de sessões para que haja a desconstrução de um padrão corpóreo para se efetivar um novo, que gerará mais conforto e produtividade.

    Depois é fundamental a sua manutenção.

    Importância da escolha do profissional de Quiropraxia

     

    Nas terapias de saúde é muito importante se certificar da qualificação do terapeuta.

    A Quiropraxia incluive não é uma especialização e sim uma formação profissional de nível superior, com quatro anos de duração, envolvendo extensos conhecimentos sobre ciências biomédicas, métodos dignósticos e práticas clínicas.

    Aqui no Studio Ensō Aclimação, o nosso profissional de Quiropraxia é o Luiz Wagner Agostini.

    O Luiz é Quiropraxista formado pela Faculdade Anhembi Morumbi.

    Além disso, tem formação em Naturopatia, que abrange a terapia holística e adota a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e a Numerologia como apoio para os atendimentos.

    Esses conhecimentos combinados contribuem para que o Luiz tenha uma percepção ampliada dos pacientes, extrapolando os aspectos físicos, e assim contribuindo muito para uma maior assertividade de seus tratamentos.

     

    Luiz Wagner Agostini

    Agende a sua Quiropraxia

     

    Se você se identificou com as situações apresentadas e deseja um melhor resultado corporal com alívio das dores que hoje limitam os seus movimentos e comprometem a sua qualidade de vida, agende seu horário na Unidade Aclimação.

    Movimento é Vida!

     

    Luiz Wagner Agostini

    Luiz Wagner Agostini

    Unidade Aclimação