Quiropraxia
Terapia para Resgate do Movimento Articular
Fundamental para a Saúde da Coluna Vertebral
Influencia o Sistema Neuro-Músculo-Esquelético
O termo Quiropraxia vem do grego, formado por duas palavras: keir (χείρ) que significa “mãos” e praktos (πράκτος) que significa “feito com”.
A Quiropraxia busca aperfeiçoar as condições de saúde, através de procedimentos, principalmente manuais, que irão remover interferências na relação entre o Sistema Nervoso e o restante do corpo.
É uma das áreas de saúde em nível de bacharelato (nível superior). Sua prática requer quatro anos de estudos que abrangem ciências biológicas, anatomia, neurologia, biomecânica, dentre outras.
É reconhecida pelo Ministério da Saúde com apoio da OMS como PIC (Prática Integrativa e Complementar), ao lado de outras terapias alternativas como a Acupuntura e o Reiki, por exemplo.
A Quiropraxia adota procedimentos prioritariamente manuais e se baseia na identificação das restrições de movimento da articulação vertebral, sua liberação e resgate da função.
É, portanto, fundamental para a saúde da coluna vertebral, cuja responsabilidade é a de proteger a medula e suas ramificações nervosas que garantem a comunicação “corpo-cérebro” e vice-versa por meio do Sistema Nervoso.
Toda e qualquer disfunção dos sistemas corpóreos pode estar correlacionada à má posição das articulações vertebrais, uma vez que os ramos nervosos passam entre elas fazendo com que todas as percepções físicas e fisiológicas sejam afetadas.
Indicações da Quiropraxia
A Quiropraxia é indicada para a manutenção de uma vida saudável, que abrange o tratamento de causas geradoras de dores com foco na coluna vertebral e incômodos no pescoço, tronco, lombar, quadril; hérnia de disco, ciatalgia (dor no nervo isquiático na região lombar inferior), LER, dores nas articulações (ombro, cotovelos, joelhos, etc), torcicolos, dores e tensões musculares, entre outros.
É importante ressaltar que a manifestação da dor é um sintoma multifatorial. E na maioria das vezes, sua localização original não se correlaciona com a causa do problema.
O foco do Quiropraxista é identificar os sintomas, para então tratar a causa.
Qualquer pessoa pode se beneficiar da Quiropraxia, porém há algumas restrições, tais como: quadros de hipertensão descontrolada, desequilíbrios neurológicos, problemas linfáticos agudos, trombose, câncer, identificadas na avaliação e apontadas ao paciente.
Adolescentes (entre 12 e 14 anos) podem se beneficiar pela identificação precoce de desvios (escoliose e/ou cifose) antes que se consolide. Pessoas com estes desvios são passíveis de resgate do movimento para o seu bem-estar e qualidade de vida.
O Procedimento
A primeira sessão de Quiropraxia dura aproximadamente 60 minutos. Isso porque nesta sessão, o Quiropraxista realiza uma avaliação minuciosa que envolve entrevista, exames clínicos, posturais e testes específicos.
Já as demais sessões poderão ser mais breves, levando em torno de 30 a 40 minutos.
Na entrevista serão avaliadas não só as queixas físicas indicadas pelo paciente, como também aspectos pessoais que influenciam na percepção dos sintomas.
Já no exame clínico, o Quiropraxista irá avaliar a postura geral, assimetrias, e fará testes específicos para gerar uma hipótese diagnóstica e o plano de tratamento correspondente.
Na manipulação articular, o seu reposicionamento pode ou não envolver o famoso “estalo” (cavitação vertebral).
Aliás o sucesso da manobra independe da ocorrência do estalo audível.
Também é importante ressaltar que o procedimento é seguro e a técnica pode ser aplicada de bebês, passando por gestantes e até a mais longeva idade.
Dependendo da fisiologia do paciente atendido, a percepção de alívio pode ser imediata ou após algumas horas, em que o corpo estará se adaptando à nova condição.


Procedimento – Graduação de Intensidade
Além do ajustamento manual, dependendo do caso ou da região do corpo atingida, pode-se utilizar um equipamento denominado Ativador.
Com esse equipamento mecânico é possível graduar a intensidade do disparo, tornando-o muito mais localizado, extremamente rápido e com baixa força, sem comprometer a eficiência.
O uso do Ativador não gera cavitação audível (estalo).
Além do Ativador, o terapeuta pode utilizar outros equipamentos como o diapasão (cuja reverberação pode indicar a existência de uma fratura ou trinca).
E o martelo de reflexos neurológicos, para avaliar a resposta do nervo a estímulos como uma informação complementar do diagnóstico.

Ativador

Diapasão

Martelo de Reflexos Neurológicos
Resultados Já na Primeira Sessão
O equilíbrio é fundamental para o movimento e a avaliação postural é uma das ferramentas que ajudam a identificar os locais passíveis de melhora.
Mesmo na primeira sessão já é possível conferir resultados da Quiropraxia.
Nas fotos abaixo, observe as linhas guias, em especial a vermelha que simula o eixo vertical para verificar o “Antes” e o “Depois” de um atendimento.

Frontal – Antes

Frontal – Depois
Antes:
Na imagem frontal, perceba o alinhamento dos pés, ombros e tórax em relação à cabeça.
Tendo o eixo vertical em vermelho como referência, atente para o distanciamento entre as pernas.
Perceba que a perna direita está mais afastada, gerando uma sobrecarga na esquerda.
Depois:
Afastamento mais simétrico entre as pernas, contribuindo para uma distribuição mais equilibrada da carga do peso do corpo.

Costas – Antes

Costas – Depois
Antes
Na vista posterior também é possível observar o distanciamento assimétrico entre as pernas.
Depois
Tendo como foco o quadril, as pernas, o tronco e a cabeça, houve uma melhora na distribuição do peso e alinhamento.

Lateral Direita – Antes

Lateral Direita – Depois
Antes
Nesta vista da lateral direita, na relação entre o quadril, pés e tornozelo nota-se um desalinhamento. E o braço está um pouco projetado para frente.
Depois
Quadril, pés e tornozelo ficaram mais alinhados e o braço menos projetado, indicando o resgate de uma condição mais equilibrada.

Lateral Esquerda – Antes

Lateral Esquerda – Depois
Antes
Através da linha guia vermelha, nota-se que o tornozelo, quadril e ombro não estão alinhados.
Depois
Agora observa-se o tornozelo, quadril e ombro melhor posicionados.
Conclusão
Essas demonstrações visuais permitem perceber um dos benefícios da Quiropraxia: o equilíbrio do alinhamento postural.
Sessões Indicadas e Manutenção
Não existe um protocolo único que determine o número de sessões indicadas.
A avaliação cuidadosa de cada caso e o nível de complexidade é que determinará o número de sessões.
Problemas crônicos já consolidados, por exemplo, envolvem um número maior de sessões e manutenção. Já casos agudos ou pontuais podem envolver um número menor.
De um modo geral, recomenda-se uma sequência de sessões para que haja a desconstrução de um padrão corpóreo para se efetivar um novo, que gerará mais conforto e produtividade.
Depois é fundamental a sua manutenção.
Importância da escolha do profissional de Quiropraxia
Nas terapias de saúde é muito importante se certificar da qualificação do terapeuta.
A Quiropraxia incluive não é uma especialização e sim uma formação profissional de nível superior, com quatro anos de duração, envolvendo extensos conhecimentos sobre ciências biomédicas, métodos dignósticos e práticas clínicas.
Aqui no Studio Ensō Aclimação, o nosso profissional de Quiropraxia é o Luiz Wagner Agostini.
O Luiz é Quiropraxista formado pela Faculdade Anhembi Morumbi.
Além disso, tem formação em Naturopatia, que abrange a terapia holística e adota a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e a Numerologia como apoio para os atendimentos.
Esses conhecimentos combinados contribuem para que o Luiz tenha uma percepção ampliada dos pacientes, extrapolando os aspectos físicos, e assim contribuindo muito para uma maior assertividade de seus tratamentos.

Agende a sua Quiropraxia
Se você se identificou com as situações apresentadas e deseja um melhor resultado corporal com alívio das dores que hoje limitam os seus movimentos e comprometem a sua qualidade de vida, agende seu horário na Unidade Aclimação.
Movimento é Vida!

Luiz Wagner Agostini
Unidade Aclimação