Reiki

Terapia Alternativa

Terapia de Energização

Terapia Integrativa Complementar

Conceitos, Aplicações e Benefícios

Definição do Reiki

 

O Reiki é uma prática de Imposição de Mãos que tem por objetivo captar a energia vital universal para reequilibrar a energia da força vital do paciente.

A técnica foi criada em 1922 pelo Mestre Budista japonês Mikao Usui.

É uma terapia energética em que o terapeuta capta a energia (canaliza) e transfere através da imposição de mãos.

O Reiki promove um estágio de relaxamento profundo e agradável que potencializa a recuperação da saúde física e mental.

O Reiki desde 2017 figura no rol de Terapias Integrativas Complementares do SUS e hoje já é reconhecido e empregado em algumas unidades da rede como tratamento alternativo coadjuvante ao tratamento alopático tradicional ou como método de prevenção da saúde.

Aplicações do Reiki

 

O Reiki tem inúmeras aplicações, mas vamos destacar algumas em que é especialmente indicado.

1. Redução do Estresse – em função do relaxamento profundo e da conversão de energias negativas em positivas, o Reiki proporciona uma diminuição significativa dos níveis de estresse, fazendo com que as pessoas adquiram maior serenidade frente às situações de crise.

É indicado como tratamento complementar em casos de pessoas que sofrem de Ansiedade excessiva, Síndrome do Pânico, Fobias, etc.

2. Coadjuvante no Tratamento de Doenças e Processos de Dor – o Reiki atua sobre os campos energéticos (os chamados “Chacras”) que são os centros da distribuição da energia vital cujo desequilíbrio pode desencadear doenças e processos de dor agudos ou crônicos.

Os Chacras do corpo humano equivalem ao sistema endócrino do corpo (glândulas responsáveis pela produção de hormônios). 

Os 7 Principais Chacras são: Coronário, Frontal, Laríngeo, Cardíaco, Umbilical, Sexual e Básico.

O Reiki é uma energia considerada “inteligente” ou seja, capaz de agir onde há desequilíbrios de energia, fortalecendo o sistema imunológico, e restabelecendo a capacidade do corpo de curar a si mesmo. 

O Reiki promove um estágio de “Homeostasia”, que é uma condição de relativa estabilidade que o organismo necessita para realizar suas funções regulares para o equilíbrio do metabolismo.

Ele, portanto, faz com que as pessoas respondam e tolerem melhor o tratamento da medicina alopática, como em casos de quimioterapia, por exemplo.

Também apresenta uma performance notável na aceleração de processos de cicatrização. 

Hoje as terapias de Reiki já possuem respaldo científico, razão pelo qual foram homologadas pelo SUS.

3. Melhora da Qualidade de Vida – ainda que o paciente não apresente distúrbios de ordem física ou mental, pode se beneficiar com os efeitos do Reiki nas atividades diárias e na prevenção de doenças.

É especialmente indicado, por exemplo, em casos de insônia. Há muitos pacientes que passam a maior parte da aplicação em sono profundo, em função do estado de relaxamento.

O equilíbrio dos centros energéticos atua na causa dos problemas. As doenças são apenas a manifestação física dos sintomas. O Reiki tem a capacidade de atuar na origem dos problemas.

Conheça ainda a aplicação estética do Reiki em nosso Pacote de Emagrecimento.

Quem pode Aplicar o Reiki?

 

A energia Reiki pode ser ministrada por terapeutas especialmente formados para esse fim.

Assim como por Mestres de Reiki, que além de aplicar o Reiki, podem também formar novos terapeutas.

Aqui no Studio Ensō contamos com Mestres Reiki e Terapeutas, formados em diferentes linhagens: Usui Tibetano (original), Bushidô (da Espada), Isis (ou Egípcio) e Xamânico (baseado em tradições indígenas).

A utilização da linhagem mais indicada em cada caso é determinada pela ficha de “Anamnese”, somada à sensibilidade do mestre.

A “Anamnese” é uma espécie de entrevista em profundidade entre o paciente e o terapeuta que vai avaliar as queixas e sintomas físicos e psicológicos do paciente para determinar o melhor tratamento.

Como funciona uma Sessão de Reiki?

 

Numa sessão de Reiki, o paciente permanece deitado. O ambiente é de luz indireta, utilizam-se músicas, aromaterapia e cristais, tudo para potencializar o tratamento.

É recomendado que o paciente venha com roupas confortáveis. É solicitado apenas que retire o calçado.

O terapeuta irá realizar apenas a imposição de mãos (sem necessariamente precisar tocar no paciente).

A sessão tem duração aproximada de 40 minutos.

O número de sessões varia muito de paciente para paciente e em função do quadro clínico dele.

Aqui no Studio Ensō, além de dispormos dos Mestres Reiki e Terapeutas, existe também a possibilidade de cruzar tratamentos como a Acupuntura ou a Auriculoterapia, caso o Mestre identifique que isso possa agilizar a recuperação do bem-estar do paciente.

Imagem: Divulgação

 

 

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp