Tricopigmentação - Micropigmentação Capilar

Procedimento não cirúrgico da calvície masculina ou feminina

Efeito de densidade capilar

 

 

 

 

A Tricopigmentação é a técnica de pigmentação semipermanente do couro cabeludo.

Ela é utilizada para dar a sensação de maior (densidade) cobertura capilar, disfarçando a calvície ou a falta de volume capilar, tanto masculina quanto feminina.

É indicada em casos de Alopécia Areata (episódio de queda repentina de cabelos) Unifocal ou Multifocal (em pontos específicos ou várias áreas), que é passível de reversão.

Ou de Alopécia Androgenética, que também atinge mulheres, mas é mais comum em homens, que é a perda permanente de cabelos, geneticamente determinada.

Também é uma boa alternativa para o disface de cictrizes provocadas por cirurgias (de implante capilar inclusive) ou acidentes.

Como a Tricopigmentação é um procedimento estético e não um tratamento, independe da coexistência de folículos capilares, surtindo efeito mesmo em casos de calvície total ou parcial.

 

O Procedimento

 

A Tricopigmentação consiste em micropontos de pigmentação que são feitos nas áreas atingidas do couro cabeludo com o uso do dermógrafo, com agulhas extremamente finas e curtas.

Nos casos de calvície total, esses micropontos darão a impressão de cabeça raspada com máquina zero.

Já nos casos de pouca densidade capilar, em que ainda há fios, mas o couro começa a ficar visível, os micropontos dão a impressão de maior volume capilar.

O procedimento leva de 2 a 4 horas, dependendo das áreas a serem cobertas.

Com a mistura de pigmentos é possível atingir o mesmo tom dos cabelos pré-existentes (se houver), mesmo em fios mais claros.

O procedimento é feito com o uso de pomada anestésica tópica.

Tricopigmentação Masculina

Tricopigmentação Masculina

 

Nesse cliente, que apresenta perda de densidade capilar por Alopécia Androgenética, a Tricopigmentação, feita no mesmo tom dos fios remanescentes, deu a impressão de cobertura, disfarçando satisfatoriamente a perda capilar.

Obs.: foto tirada imediatamente após o procedimento. Quando a cicatrização se completa, há um desgaste natural do tom que o clareia de 40% a 60% aproximadamente, recuperando a naturalidade.

Tricopigmentação Feminina

Tricopigmentação Feminina

 

Essa cliente também apresenta perda de densidade capilar, que fica mais aparente ao prender ou movimentar as madeixas.

Com a Tricopigmentação, com pigmento no mesmo tom dos fios originais, é possível compensar as perdas capilares.

Obs.: foto tirada imediatamente após o procedimento. Quando a cicatrização se completa, há um desgaste natural do tom que o clareia de 40% a 60% aproximadamente, recuperando a naturalidade.

Cuidados no Pós Procedimento

 

Após o procedimento, deve-se aguardar 48 horas para lavar a cabeça, utilizando shampoo neutro com suavidade (sem esfregar o couro cabeludo).

A área não deve ser exposta à exposição solar até a completa cicatrização, que leva cerca de 15 dias.

Deve-se aguardar também esse mesmo prazo, antes de submeter o couro cabeludo a outros procedimentos que envolvam químicas como descolorantes ou alisantes, por exemplo.

Recomenda-se também não utilizar bonés, pelo menos na primeira semana após o procedimento.

O Retoque e Duração da Tricopigmentação

 

Como toda Micropigmentação, a Tricopigmentação também necessita de retoque, que deve ser realizado num prazo médio de 30 dias após a realização do primeiro procedimento, para garantia da fixação do pigmento no tom desejado.

A duração desta Micropigmentação após o primeiro retoque é de até 3 anos, dependendo do tipo de pele (mais oleosa ou seca), da frequência à exposição solar (que constitui um forte agente despigmentante), do volume de sudorese, entre outros.

Para a manutenção dos resultados originais, recomenda-se um retoque anual.

Resultados Potencializados com Procedimentos Cruzados

 

Como dito anteriormente, a Tricopigmentação independe da pré-existência de folículos pilares, por atuar como uma espécie de “maquiagem de efeito esfumado” semipermanente das áreas atingidas.

Por outro lado, se a região ainda possui folículos, ou seja, se ainda possui bulbos capilares ativos, é possível também recorrer a um tratamento para estimular o crescimento de novos fios, com a técnica de Microagulhamento Capilar.

Veja abaixo resultados potencializados de cobertura capilar, com a aplicação dos 2 procedimentos, feitos com intervalo de 15 dias (primeiro o Microagulhamento e depois a Tricopigmentação).

Tricopigmentação + Microagulhamento Masculino

Microagulhamento + Tricopigmentação Masculina

 

Esse cliente apresentava perda de densidade capilar intensa, que está sendo tratada com o Microagulhamento Capilar, já que a região ainda possui bulbos capilares ativos.

Para intensificar os resultados, com a Tricopigmentação, utilizando pigmento no mesmo tom dos fios originais, foi possível “cobrir” a área afetada, com ótimo resultado.

Obs.: foto tirada imediatamente após o procedimento da Tricopigmentação. Quando a cicatrização se completa, há um desgaste natural do tom que o clareia de 40% a 60% aproximadamente, recuperando a naturalidade.

Microagulhamento + Tricopigmentação Feminina

Microagulhamento + Tricopigmentação Feminina

 

Essa cliente apresentava perda de densidade capilar localizada, que está sendo tratada com o Microagulhamento Capilar, já que a região ainda possui bulbos capilares ativos.

Para acelerar os resultados, com a Tricopigmentação, utilizando pigmento no mesmo tom dos fios originais (fios claros), foi possível “cobrir” a área afetada, com efeito super natural.

Obs.: foto tirada imediatamente após o procedimento da Tricopigmentação. Quando a cicatrização se completa, há um desgaste natural do tom que o clareia de 40% a 60% aproximadamente, recuperando a naturalidade.

Cláudia Fabiano, nossa Expert em Micropigmentação e Microagulhamento!

 

A profissional responsável por todos os procedimentos de Micropigmentação no Ensō é a Cláudia Fabiano.

Com 10 anos de experiência como Micropigmentadora e atuando com maestria em todas as modalidades: Sobrancelhas, Labial, Delineado e Contorno dos Olhos, Tricopigmentação e Mamilar, Cláudia é uma profissional de destaque.

Tanto que hoje sua principal atuação está na correção de micropigmentações anteriores realizadas por terceiros, com problemas de execução ou desgaste, utilizando técnicas de neutralização, despigmentação e/ou camuflagem.

Além disso, ministra cursos de formação de profissionais da Micropigmentação.

Conheça mais do seu trabalho acessando @claudiafabianooficial 

 

Cláudia Fabiano

Agende a sua análise capilar

 

Para saber qual a técnica (ou mistura de técnicas) mais indicada para o seu problema de perda de fios, agende uma avaliação.

Marque seu horário com a Cláudia Fabiano, nossa Expert em Micropigmentação e Microagulhamento na Unidade Aclimação.

Você certamente se surpreenderá com os resultados!

 

Cláudia Fabiano

Cláudia Fabiano

Unidade Aclimação