Ventosaterapia

Terapia com base na Medicina Tradicional Chinesa

Utiliza ventosas que promovem vácuo em pontos estratégicos

Para analgesia de Dores Musculares, Melhora da Circulação Sanguínea e Relaxamento

 

 

 

A Ventosaterapia, assim como a Acupuntura, a Auriculoterapia, o Moxabustão e os Trigramas Chineses bebem da mesma fonte: a milenar Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Nessa terapia, são utilizadas ventosas, semelhantes a pequenos copos de vidro ou acrílico que realizam pressão negativa (efeito de vácuo) sobre a pele, fazendo com que ela seja “sugada”.

Esse vácuo aplicado em pontos estratégicos tem aplicações terapêuticas, de relaxamento e estéticas. E é comumente associado a outras técnicas para potencializar resultados.

Indicações da Ventosaterapia

 

Do ponto de vista terapêutico, a Ventosaterapia contribui para a melhora da circulação sanguínea, aumento da imunidade e na analgesia de dores musculares crônicas ou agudas.

Por essas características ela vem sendo muito procurada por atletas de alto rendimento, ou mesmo atletas amadores, que treinam com intensidade.

Ficaram famosas as imagens do nadador americano Michael Phelps (foto) disputando diversas provas nas Olimpíadas, ainda com as marcas das ventosas, com o intuito de diminuir dores e melhorar o rendimento.

Michael Phelps

Fonte: Divulgação

As aplicações estéticas são para o tratamento de celulites (até em função da melhora da circulação sanguínea) e em protocolos de emagrecimento ou tratamento de gordura localizada, asssociado a outras técnicas.

E independente do objetivo, essa terapia promove sensação de bem-estar geral e relaxamento.

O Procedimento

 

A sessão de Ventosaterapia tem duração de 60 minutos.

Ela começa com uma breve entrevista e avaliação para que o terapeuta conheça as queixas e o perfil do paciente.

As ventosas podem ser aplicadas de forma estacionária (estática) em um determinado ponto, ou utilizando movimentos de deslizamento (sobretudo em protocolos estéticos).

Usam-se óleos corporais para facilitar o deslizamento.

O vácuo é criado com o uso de uma bomba manual ou então aplicação de uma pequena chama de um chumaço de algodão embebido em álcool que consome o oxigênio do interior da ventosa.

É possível controlar o nível de sucção das ventosas. Em níveis baixos, o procedimento não causa dor. Em níveis mais elevados ou dependendo do comprometimento do órgão afetado, pode ser mais dolorido.

As ventosas são aplicadas nos pontos de dor ou nos órgão mais exigidos nas atividades físicas.

Já para uso terapêutico, são utilizados os pontos da acupuntura e meridianos da MTC, localizados ao longo da coluna vertebral.

As ventosas permanecem em média 10 minutos em cada ponto.

As marcas deixadas pelas ventosas nesses pontos, em função da coloração, funcionam inclusive como ferramenta de diagnóstico de órgãos com falta de energia ou que apresentam desequilíbrio de energia, em que ela fica estagnada, sem circulação.

As marcas das ventosas podem permanecer por até 15 dias. E não devem ser expostas ao sol enquanto estiverem visíveis.

Ventosas de Vidro

Ventosas de Vidro

Ventosa de Acrílico

Ventosas de Acrílico

Sessões e Potencialização de Resultados

 

Não existe um protocolo específico de número de sessões indicadas para uso terapêutico.

As condições ou necessidades do paciente é que darão indícios sobre o número de sessões necessários. Mas o alívio de dores já é percebido desde a primeira sessão.

Já para protocolos estéticos recomendam-se 5 sessões com intervalos semanais.

E como já foi comentado, os efeitos da Ventosaterapia podem ser potencializados com o uso concomitante de outras Terapias.

No Ensō nossos terapeutas possuem formações múltiplas e estão preparados para analisar, selecionar e aplicar as Terapias mais indicadas para cada paciente, em função de suas necessidades e objetivos, visando sempre a recuperação da saúde e bem-estar. 

Contra-Indicações

 

A Ventosaterapia possui poucas contra-indicações, sendo bem aceita em adultos em geral.

Mas é contra-indicada para pessoas com pressão ou diabetes não controladas, em gestantes, em idosos, em casos de câncer, e em peles que apresentem feridas ou cortes.

Exste uma variação da Ventosaterapia que adiciona a Sangria no procedimento, que não está sendo aplicada no Ensō nesse momento em função de protocolos sanitários.

E essa versão é contra-indicada também para quem apresenta trombose ou distúrbios hemorrágicos.

Agende a sua Ventosaterapia

 

Se você sofre com dores musculares, seja em função da prática de atividades físicas ou mesmo executando os movimentos do dia a dia, experimente os benefícios da Ventosaterapia.

Agende seu horário com nossos Especialistas nas Unidades Aclimação ou Neo Química Arena em Itaquera.

 

Silvia Takara

Silvia Takara

Unidade Aclimação

Klaus Belau

Klaus Belau

Unidades Aclimação e Neo Química

Ryu

Ryu

Unidade Neo Química